Brincar é coisa de criança, e de adulto também! - page 19

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Brincar é coisa de criança, e de adulto também! O valor da brincadeira na vida e nos espaços de Educação Infantil
A ação na situação que não é vista, mas somente pen-
sada, a ação num campo imaginário, numa situação ima-
ginária, leva a criança a aprender a agir não apenas com
base na sua percepção direta do objeto ou na situação
que atua diretamente sobre ela, mas com base no signifi-
cado dessa situação (p. 30).
As ideias separam-se dos objetos e as ações passam a ser
determinadas pelas ideias e não pelos objetos, como é típico
no início da vida da criança. Quando a criança pequena co-
meça a aprender as palavras, estas estão intimamente unidas
aos objetos e ao campo visual da criança. O significado só pode
ser apreendido na relação direta com o objeto concreto. Quan-
do, na brincadeira, um pedaço de madeira transforma-se em
um avião, por exemplo, ocorre uma guinada na relação entre
a criança e a situação real. Ela é capaz de criar outra realidade
por meio dos novos sentidos atribuídos aos objetos. Nesse pro-
cesso, os significados das palavras substituem os objetos, sem
interromper as ações reais com os objetos reais. A brincadeira
é uma transição para posteriores deslocamentos em direção aos
processos internos, para a fala interna, a memória e o pensa-
mento abstrato.
Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito,
porque gostava de carregar água na peneira.
Com o tempo descobriu que
escrever seria o mesmo
que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser noviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
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