Brincar é coisa de criança, e de adulto também! - page 27

67
Brincar é coisa de criança, e de adulto também! O valor da brincadeira na vida e nos espaços de Educação Infantil
Nas fotos acima, a capa e a parte interna do cardápio, criado pelas crianças durante o
Projeto Restaurante.
Muitas coisas foram trabalhadas desde o momento da organi-
zação do espaço até o uso deste como cenário para diferentes en-
redos e narrativas. A língua escrita, em vez de ser incluída de forma
artificial e sem sentido para as crianças, foi incluída de modo
lúdico, como um elemento importante para tornar mais real o
faz de conta. A escrita entra no cotidiano da Educação Infan-
til porque faz parte das práticas sociais vivenciadas nas relações
entre adultos e crianças em torno do tema trabalhado. Além da
língua escrita, as crianças experimentaram os diversos papéis so-
ciais envolvidos no contexto de um restaurante, a confecção de
receitas, o serviço etc., trabalhando com várias outras dimensões
da aprendizagem, como a oralidade, os conhecimentos do mundo
do trabalho, noções matemáticas, entre outras.
As linguagens expressivas também constituem uma dimensão
lúdica importante nos espaços de Educação Infantil: a apreciação
e a produção de diferentes formas de expressão artística, como
literatura, teatro, cinema, artes plásticas, música, fotografia. É
interessante incorporar as diferentes linguagens nos projetos que
desenvolvemos com as crianças.
Imagens: Arquivo da autora
1...,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26 28,29,30,31,32
Powered by FlippingBook