^

Sugestões de atividades complementares

Maternal 1

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
  • f)
  • g)
  • h)
  • i)
  • Espelho
  • Atividades com rasgadura
  • Alongamento
  • Observando figuras
  • Confecção da peteca
  • Brinquedos
  • Mais cores
  • Confecção de um álbum sobre pássaros
  • Adivinhas

a) Espelho

Há uma atividade lúdica interessante para trabalhar a imagem que os alunos têm de si mesmos e do próprio corpo: forme duplas, um de frente para o outro, e escolha um deles para ser o espelho, ou seja, ele deverá imitar cada movimento ou expressão que o colega fizer.

Trabalhe as diferentes expressões: alegria, tristeza, choro, raiva, cansaço etc.

Depois, troque os papéis da dupla. O colega que foi imitado será o imitador (espelho).



b) Atividades com rasgadura

O trabalho com rasgadura deve ser bem explorado. É nesta faixa etária que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras

Para o treino da coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça, sugere-se disponibilizar folhas de papel sulfite usadas, folhas de revista velha ou de jornal velho. Com esse material, o aluno poderá rasgar:

  • todo o contorno do papel fazendo franjas curtas;
  • franjas curtas, somente em dois lados do papel;
  • um dos lados do papel até o meio;
  • tiras grossas de papel;
  • tiras finas de papel;
  • pedaços grandes de papel;
  • pedacinhos de papel.

Aproveite os papéis rasgados e monte uma grande obra de arte, organizando uma atividade de colagem.

c) Alongamento

Para começar qualquer tipo de exercício físico, é muito importante alongar o corpo.

Estimule os alunos a perceber os movimentos e as possibilidades do próprio corpo respeitando os limites de cada um.

Em roda, sente-se no chão com eles e peça-lhes que repitam os movimentos que você fizer. Com as pernas cruzadas, mexa devagar a cabeça para os lados: primeiro para o direito e, em seguida, para o esquerdo. Depois de fazer essa sequência algumas vezes, mexa a cabeça para cima e para baixo e, na sequência, gire-a acompanhando sua circunferência.

Ainda sentados, levante os braços como se quisesse alcançar algo e movimente os dedos e as mãos. Depois, estenda as pernas e tente alcançar a ponta dos pés. Você pode repetir essa sequência.

Para enriquecer a proposta, brinque com imitações de:

  • coelho – peça que agachem e flexionem os braços junto ao peito e saltem;
  • centopeia – forme uma fila com todos os alunos, um segurando na cintura do outro, com as pontas dos pés voltadas para fora. A “centopeia” formada deve andar para frente e para trás em movimentos sincronizados;
  • trenzinho – forme uma fila com todos os alunos, um segurando no ombro do outro com uma das mãos, enquanto o outro braço imita o movimento de vaivém da locomotiva. Eles devem movimentar-se juntos e imitar o apito do trem;
  • indiozinho – proponha que se sentem de pernas cruzadas e tentem se levantar sem o auxílio das mãos.

d) Observando figuras

A percepção visual dos alunos pode ser estimulada em uma atividade com figuras.

Selecione previamente algumas figuras grandes, que podem ser uma paisagem de calendário, uma imagem de revista (pessoa, carro, animal etc.), uma obra de arte ou uma fotografia antiga. Em seguida, espalhe no chão, de cabeça para baixo, todas as figuras. Com os alunos sentados em círculo, peça a um deles que escolha uma figura e desvire-a.

Comece perguntando o que representa a figura, só depois faça perguntas sobre os detalhes. Por exemplo: se for um carro, você pode perguntar de que cor ele é, qual é o tamanho etc. Depois, peça a outro aluno que diga o que mais ele vê na imagem, estimulando todos a descreverem-na.

Faça isso com todas as figuras mostrando que muitos detalhes não são percebidos porque não prestamos atenção neles. Torne a leitura de imagens uma rotina.

e) Confecção da peteca

Para confeccionar a peteca, você precisará de jornal velho e papel celofane de cores variadas (seis pedaços para cada peteca).

Distribua uma folha de jornal para cada aluno e oriente-os a fazer o mesmo que você.

Amasse a folha de jornal e forme uma bola. Depois disso, pegue as folhas de celofane e coloque-as abertas sobre a mesa, uma em cima da outra. Centralize nelas a bola de jornal, puxe as pontas do celofane e prenda-as, com barbante ou fita adesiva, próximas à esfera.

Está pronta a peteca! Agora é só brincar com os alunos no pátio ou na quadra da escola.

f) Brinquedos

O trabalho com brinquedos pode ser bem explorado comparando os antigos com os atuais. Se conseguir alguns, apresente-os para que os alunos percebam as diferenças entre eles. Se não houver essa possibilidade, leve fotografias e outras imagens para a sala de aula.

Montagem de brinquedos com sucata.

Para enriquecer a atividade, construa brinquedos com os alunos utilizando sucata. Disponibilize sucatas que eles possam manusear com tranquilidade: caixas de diversos tamanhos, palitos sem ponta, canudinhos, pedaços de lã, tampinhas de garrafas, meias de náilon, retalhos de tecidos, garrafas PET, jornais e revistas.

Cada aluno deverá fazer um brinquedo. Ajude-os naquilo que tiverem dificuldade. Depois de prontos, exponha-os na sala de aula para que todos os vejam. Em seguida, deixe que usem os brinquedos livremente.

g) Mais cores

Que tal mostrar aos alunos como obter cores novas?

Proponha uma atividade em que eles misturem tinta guache nas cores primárias para chegar às cores secundárias (verde, laranja, roxo).

Para a descoberta das cores secundárias, eles devem misturar:

  • azul
  • +
  • +
  • amarelo
  • =
    =
  • verde
  • azul
  • +
    +
  • vermelho
  • =
    =
  • roxo
  • vermelho
  • +
    +
  • amarelo
  • =
    =
  • laranja

Mostre também que é possível obter tons mais claros de todas as cores acrescentando tinta branca.

h) Confecção de um álbum sobre pássaros

Para enriquecer o trabalho com os alunos sobre o tema “Aves”, proponha a confecção coletiva de um álbum com figuras de diferentes pássaros.

As imagens podem ser coletadas de revistas, jornais, fôlderes e também da internet. Para facilitar a pesquisa, sugerimos o site www.clubedocriador.com/clube (acesso em: maio 2013), do qual podem ser retiradas diversas imagens de pássaros para serem impressas. Nesse site, também é possível obter algumas características e curiosidades a respeito das aves escolhidas.

Depois de pronto, deixe o álbum à disposição dos alunos. Se possível, ofereça-o para que o levem para casa e mostrem-no aos familiares. Eles deverão trazê-lo no dia seguinte para que outro aluno possa fazer o mesmo.


i) Adivinhas

As adivinhas fazem parte da cultura popular e de nosso folclore. São perguntas que, por meio de brincadeira, desafiam os alunos e levam-nos a pensar enquanto se divertem.

A seguir, sugerimos algumas adivinhas populares adequadas à faixa etária. Brinque com eles e, depois, peça que desenhem as respostas encontradas.

Você pode pesquisar outras adivinhas com eles, montar um “banco de adivinhas” e trabalhar diariamente com elas.

  • O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado.
    Chuva.
  • O que é, o que é? É surdo e mudo, mas conta tudo.
    Livro.
  • O que é, o que é? É feito para andar e não anda.
    Rua.
  • O que é, o que é? Dá muitas voltas e não sai do lugar.
    Relógio.
  • O que é, o que é? Anda com os pés na cabeça.
    Piolho.
  • O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis.
    Cama.
  • O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé.
    Pé.
  • O que é, o que é? Quanto mais eu tiro mais eu tenho.
    Fotografias.
Ilustrações: Ilustra Cartoon; Sonia Horn; Eduardo Belmiro; Edson Farias.