Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:
A brincadeira e o faz de conta têm fundamental importância no desenvolvimento das crianças. Por meio de atividades lúdicas, prazerosas e que explorem a imaginação e a criatividade, elas crescem, aprendem e passam a compreender o meio que as cerca.
Neste projeto, a proposta é desenvolver atividades musicais com base na história O Quebra-nozes. Originalmente escrita por E. T. A. Hoffmann, em 1816, com o título O Quebra-nozes e o Rei dos ratos, essa história é conhecida mundialmente como um espetáculo clássico de balé de Natal, dançado ao som das composições de P. I. Tchaikovsky.
Sala ampla com pouco mobiliário, que permita a disposição dos alunos em círculo e favoreça a circulação de todos pelo espaço; CD com gravação da suíte O Quebra-nozes (P. I. Tchaikovsky); instrumentos de percussão de acordo com o número de alunos (exemplo: tambor, chocalho, triângulo, clavas, cocos, apitos, maracás etc.); papel-cartão, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, tesouras; palitos de sorvete; pares de baquetas, de clavas ou hashis1, de acordo com o número de alunos; fotografias ou imagens de instrumentos de orquestra; computador com acesso à internet.
Número de aulas: Sete, com duração de 40 minutos cada.
Nesta aula, apresente a história aos alunos usando o livro sugerido ou outros objetos que julgar necessário (fantoches, bonecos, adereços etc.). Também é interessante fornecer informações básicas sobre o compositor, como nome e ano da composição, e sobre o balé.
Feito isso, todos devem ser convidados a ouvir a “Abertura em miniatura”, imaginando a cena inicial e todo o contexto. Para a apreciação da “Abertura”, é importante conversar sobre os instrumentos utilizados, destacando aqueles que julgar pertinentes.
Para finalizar a aula, os alunos também podem ser convidados a movimentar-se pelo espaço de acordo com o andamento da música, como se fossem os personagens da história. A brincadeira de estátua pode ser realizada: proponha a eles que façam poses de acordo com um personagem que escolherem da história.
Mediante os elementos da aula anterior, esta pode ser iniciada com uma roda de conversa com os alunos usando a seguinte pergunta como disparador: Quais são os sons de uma festa em família? Espera-se que os alunos falem sobre sons de pessoas conversando, de pratos, talheres, pessoas mastigando, crianças correndo etc. Conforme as ideias forem surgindo, peça para reproduzirem esses sons com o próprio corpo ou com os instrumentos disponíveis na sala de aula.
Oriente-os a pensar em quais sons seriam mais fortes ou mais fracos. Você pode sugerir um acontecimento – um prato que quebra ou uma criança que cai no chão devido à correria, por exemplo – e conversar com o grupo sobre de que maneira poderiam representar esses sons.
Após a escolha, organize o grupo para reproduzir os sons de forma ordenada, pensando em começo, meio e fim e na divisão de tarefas entre os alunos. Tudo pode ser gravado para depois ser apreciado por todos.
A proposta desta aula é trabalhar ritmicamente com a “Dança da Fada açucarada”, música que faz parte da suíte O Quebra-nozes.
A primeira atividade é retomar a história com os alunos e apresentar a música da Fada açucarada. Depois da primeira audição da música, destaque alguns elementos, como os instrumentos utilizados, o caráter da música, o andamento etc. Chame a atenção dos alunos para identificar a estrutura da música: ouvir as diferentes partes, reconhecer trechos que se repetem etc.
Feito isso, coloque a música para ser ouvida novamente e oriente os alunos a bater palmas ou os pés no chão, de acordo com a pulsação da música. É interessante propor variações: um grupo bate palmas, o outro bate os pés; um realiza a pulsação enquanto o outro permanece em silêncio acompanhando as partes da música, entre outras opções.
Havendo possibilidade, nesta aula você já pode chamar a atenção dos alunos para o ritmo da música, executado na melodia principal. Assim, um grupo pode realizar a pulsação e outro, o ritmo, conferindo maior riqueza à proposta.
Depois da exploração da aula anterior, utilize, nesta aula, os instrumentos disponíveis e retome a proposta de trabalhar a pulsação e o ritmo da música sugerida. As baquetas ou clavas podem ser usadas para a execução da pulsação e outros instrumentos, como chocalhos, maracás e cocos, por exemplo, farão o ritmo.
A “Dança da Fada açucarada” tem um caráter muito delicado e é importante chamar a atenção para esse detalhe na execução das atividades. A exploração da pulsação e do ritmo pode ser feita com e sem o apoio da gravação, mas é importante que você tenha bastante clareza do ritmo original.
Também é interessante trabalhar com a dinâmica dessa obra. Sugira momentos para que os alunos executem a pulsação e o ritmo com maior ou menor intensidade.
(A cada aula é importante retomar o enredo da história e situar a música a ser trabalhada no contexto geral.)
A proposta desta aula é explorar a forma da música com movimentos corporais, também considerando os instrumentos em destaque – nesse caso, as flautas e os instrumentos de cordas. Como nas aulas anteriores, esta também deve começar com a audição da música, a identificação de suas partes e dos instrumentos que mais se destacam.
Basicamente, a música tem duas partes: uma executada pelas flautas e outra pelos instrumentos de cordas. Assim, você pode direcionar a apreciação com o auxílio das imagens dos referidos instrumentos, apresentando-os conforme a música é executada.
Em seguida, proponha aos alunos um jogo de estátua diferente. Primeiro, organize a turma em dois grupos. Uma sugestão é dividir entre meninas (que poderão ser a Clara ou a Fada) e meninos (que poderãoser o Quebra-nozes ou o Rei dos ratos). Feito isso, estabeleça que um dos grupos se movimentará livremente ao som das flautas, e o outro, ao som das cordas. Quando um grupo estiver em movimento, o outro estará parado, respeitando a estrutura da música. Se achar necessário, continue usando as figuras dos instrumentos para apresentar cada parte e direcionar o grupo nos movimentos. Como variação, proponha aos alunos que realizem movimentos semelhantes aos instrumentistas, posicionando especialmente os braços de forma diferenciada para “tocar” as flautas ou os violinos.
Para esta aula, selecione uma das outras músicas da suíte O Quebra-nozes e faça o trabalho de apreciação, como nas aulas anteriores. Como sugestão, a atividade poderá ser realizada com a “Dança russa” ou a “Dança dos Mirlitons”.
Em seguida, distribua folhas de papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e giz de cera e oriente os alunos a escolher personagens da história para reproduzir por meio de desenhos. Ao final, eles devem recortar o contorno dos personagens e colá-los nos palitos de sorvete, criando bonecos que poderão “dançar” (ou seja, ser manipulados) quando a música for novamente executada.
Na suíte O Quebra-nozes, a “Valsa das flores” é o momento de finalização da história, no qual Clara e o Quebra-nozes dançam e se divertem como se estivessem em uma grande festa! Assim, nesta última aula, retome todas as atividades anteriores, convidando os alunos a participar da festa, ouvindo com atenção a valsa (identificando os instrumentos, a forma etc.) e dançando em pares ou movimentando os bonecos confeccionados na aula anterior.
É importante oferecer aos alunos informações sobre a valsa; comente que era um tipo de música de entretenimento utilizado nas festas em castelos.
Observação: no material de apoio foram incluídos alguns vídeos do Youtube que mostram trechos do balé O Quebra-nozes. Analise a adequação de apresentar aos alunos esses trechos ou outros previamente selecionados.
As atividades sugeridas podem gerar um produto interessante para apresentação a outras turmas, nas reuniões de pais ou em aulas abertas para os familiares. Com o recurso da gravação, você e os alunos podem ver o que precisa ser melhorado ou alterado, fazendo a reflexão conjunta sobre o trabalho desenvolvido.
A avaliação deve ocorrer a cada aula, considerando a participação, o envolvimento e o interesse dos alunos. No final das atividades sugeridas, converse com os eles e procure saber o que acharam, como se sentiram, se tiveram dificuldades ou não para realizá-las etc.
Também é importante ficar atento aos aspectos musicais envolvidos – propriedades do som, pulsação e ritmo – para observar se foram bem compreendidos.
BEYER, Ester Sulbacher (Org.). O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.
KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música – ideias para sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2005.
O QUEBRA-NOZES: divertido mundo mágico em 3D. Trad. Marlise Buchweitz Klug. Adaptação de Janine Amos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2007.
DVD do Balé O Quebra-nozes. Há várias versões, realizadas por diferentes grupos de balé do mundo todo. Entre elas, destaca-se a produção realizada pelo Royal Ballet, da Inglaterra. Há também versões em desenho animado. É importante a prévia análise de qual é o melhor material para apresentar aos alunos.
Disponível em:
http://youtu.be/XqAqDz8765w(Dança da Fada açucarada).
http://youtu.be/Qq3kAvcd0O0(Valsa das flores).
www.lugaresdomundo.com/quebranozes_1204.htm(sobre o objeto quebra-nozes).