^

Saberes construídos e compartilhados

Este é o espaço preparado pela Assessoria Pedagógica para que você, professor, possa ter em mãos instrumentos capazes de auxiliá-lo em sua prática pedagógica.

Unimos pensamentos e ações por meio de temas relacionados ao segmento de Educação Infantil. Com base em uma sequência didática sugerida pela Assessoria, você construirá seu próprio objeto de trabalho, pois, nas mãos do oleiro, o barro toma forma, transforma-se e torna-se vaso. Como ele, você utilizará velocidade e centralidade, sabendo que o resultado dependerá de seu envolvimento no processo.


“À beira-mar de outro mar, outro oleiro se aposenta, em seus anos finais.

Seus olhos se cobrem de névoa, suas mãos tremem: chegou a hora do adeus. Então acontece a cerimônia de iniciação: o oleiro velho oferece ao oleiro jovem sua melhor peça. Assim manda a tradição, entre os índios do noroeste da América: o artista que se despede entrega sua obra-prima ao artista que se apresenta.

E o oleiro jovem não guarda esta peça perfeita para completá-la e admirá-la: espatifa-a contra o solo, quebra-a em mil pedaços, recolhe os pedacinhos e os incorpora à sua própria argila.”

Eduardo Galeano, em As palavras andantes.

Literatura e Matemática: o florescer de uma aprendizagem prazerosa e assertiva

Baixar o material