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A avaliação na Educação Infantil

A avaliação, em uma dimensão formadora, considera a criança sujeito integral, e não fragmentado, que procura desenvolver-se com a finalidade de suprir as próprias necessidades pessoais e as do grupo ao qual pertence. Portanto, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo, no qual a própria criança será sempre a referência e não deverá haver comparações com outras crianças ou objetivos classificatórios e promocionais.

É preciso compreender o processo de desenvolvimento infantil de forma integral, e não apenas constatar o que foi assimilado, avançando assim para uma postura investigativa. Para que isso realmente aconteça, é necessário ressignificar a avaliação na Educação Infantil e saber que a criança está em constante processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Com a equipe pedagógica da escola, construa indicadores avaliativos, pareceres e/ou instrumentos de avaliação e registro que possibilitem o desenvolvimento da criança no tempo dela, sem fazer comparações ou nutrir expectativas falsas. Os registros da avaliação refletem a imagem das ações desenvolvidas, e a forma final de registro da avaliação de cada aluno será apenas uma síntese de tudo o que você observou sobre ele.

O objetivo principal do processo avaliativo deve servir para que o professor reveja as suas intervenções e a sua prática e mantenha um registro do desenvolvimento da criança focando sempre os progressos, as necessidades e as experiências vividas.

A criança da Educação Infantil, segundo Hoffmann, “tem maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações, de interagir com os objetos do mundo físico. Seu desenvolvimento acontece muito rapidamente e a cada minuto ela consegue novas conquistas, ultrapassa expectativas e nos causa surpresas”. (HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 7.ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.)

Relatório de observação de atitude

Sugestão para avaliar as atitudes dos alunos na escola

Para auxiliá-lo nas constantes avaliações de alunos, sugere-se um Relatório de observação de atitudes.

O relatório deve ser apresentado nas reuniões bimestrais. Preencha-o marcando com um X a coluna que melhor responde a cada pergunta. Após completá-lo, anote no campo seguinte observações específicas de como pais ou responsáveis podem contribuir para o aprendizado do aluno, por exemplo, acompanhando a realização das tarefas escolares enviadas para casa ou conferindo regularmente o caderno e o livro didático.

Peça aos pais ou responsáveis que leiam o relatório e o assinem, indicando que estão cientes. Guarde-o junto com o histórico escolar.

Baixar o relatório

Avaliação em Arte

A avaliação é um processo, e não apenas o produto final.

O processo de aprendizagem em Arte deve considerar as etapas de desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

A arte possibilita o amadurecimento da criança sem que ela sofra avaliações restritivas, pois promove o desenvolvimento da capacidade sobre o cotidiano, além de sua observação e análise.

Nas séries iniciais, é prazeroso para a criança trabalhar com artes e fazer suas descobertas, especificamente no que se refere a cores, movimentos, ritmos etc.

Em Arte, cada criança tem o seu modo, que é único, de manifestar pensamentos, representações e ideias.

A avaliação em Arte é processual. Cabe a você registrar os objetivos que os alunos são capazes de alcançar em cada aula ministrada. Sugere-se que se definam critérios para a avaliação com base nos objetivos estabelecidos para a aula. Prepare um quadro e vá registrando os avanços de cada aluno.

A autoavaliação é um importante instrumento no processo de aprendizagem, principalmente quando se trata da produção artística e sua subjetividade. É também um importante instrumento de avaliação para o professor de Arte fazer seu planejamento.

Sugere-se que em dança, teatro e música o trabalho de avaliação seja contínuo e feito por meio da observação, gravação, apresentações e registros. É um trabalho constante e difícil de quantificar. É possível, porém, sistematizar algumas estratégias, como tabelas e fichas de observação, que não só auxiliam o professor como lhe dão segurança.

Assim, um bom trabalho avaliativo deverá contar com:

  • quadro de desenvolvimento;
  • algumas atividades gráficas.

Para um trabalho mais organizado, sugere-se um quadro de desenvolvimento. Observe o exemplo ilustrado a seguir.

Nomes TRA DES COM RIT OBJ
           

Sendo:

TRA – trabalho (como o aluno realiza as atividades).
DES – desenvolvimento (no que se refere à aprendizagem ao longo do processo).
CON – construção (qualidade do trabalho do aluno durante a produção).
RIT – ritmo (aquisição do ritmo básico).
OBJ – objetivos (quantidade de objetivos alcançados).

A sugestão é que o quadro seja preenchido diariamente, elencando-se grupos, e que seja utilizado o sistema de porcentagem para quantificar. No final, você deverá adaptar as porcentagens ao seu sistema de notas.