^

Música – áudios e projetos

Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:

  • várias músicas ligadas a diferentes temáticas;
  • sugestões de atividades que envolvem músicas;
  • um projeto por meio do qual você poderá desenvolver um rico trabalho de musicalização.

Projeto Som & Tom

O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Educação Infantil 2

Matemática

Faixas do CD

10. Pezinho

Ai bota aqui

Ai bota aqui

O seu pezinho

Seu pezinho bem

juntinho com o meu.


Ai bota aqui

Ai bota aqui

O seu pezinho

Seu pezinho bem

juntinho com o meu.


E depois não vá dizer

Que você se arrependeu!


Cantiga.
Primeira atividade
Dança

Solicite aos alunos que formem um círculo, todos de pé, e dancem acompanhando a música.

Explique que deverão colocar o pé direito no centro da roda e, em seguida, deslocá-lo para trás do corpo, sempre no ritmo da música.

Para facilitar, você também ficará na roda e indicará os movimentos a fim de que a turma o imite.

Segunda atividade
Pé com pano, pé sem pano

Peça aos alunos que formem um círculo, sentados, e distribua uma faixa de pano ou bandagem para cada um.

Solicite-lhes que amarrem essa faixa ao pé direito, a partir de então denominado “pé com pano”.

Em seguida, eles deverão acompanhar o ritmo da música batendo os pés no chão e colocando o pé com pano no centro da roda toda vez que a letra citar o “pezinho bem juntinho”.

Terceira atividade
Meus pés me deixam de pé

Explique aos alunos que nossos pés são fundamentais na sustentação e no equilíbrio do corpo, quando ficamos em pé. Enfatize que os cuidados com os pés são fundamentais para nos locomovermos sem dores ou desconfortos.

Estimule uma conversa sobre o assunto e, depois que todos emitirem sua opinião, destaque o uso de calçados apropriados para proteger os pés, como os tênis em caminhadas e atividades esportivas.

Organize uma enquete com os alunos para eleger o calçado que eles mais gostam de usar. Em seguida, faça um esboço dele na lousa e, então, cada aluno acrescentará um detalhe, até o desenho ficar completo.

11. Ora bolas

Oi, oi, oi,

Olha aquela bola

A bola pula bem no pé,

No pé do menino

Quem é esse menino?

Esse menino é meu vizinho!

Onde ele mora?

Mora lá naquela casa!

Onde está a casa?

A casa tá na rua!

Onde está a rua?

Tá dentro da cidade.

Onde está a cidade?

Tá do lado da floresta!

Onde está a floresta?

A floresta é no Brasil!

Onde está o Brasil?

Tá na América do Sul,

No Continente Americano,

Cercado de oceanos

E das terras mais distantes

De todo o planeta.

E como é o planeta?

O planeta é uma bola

Que rebola lá no céu.


Paulo Tatit e Edith Derdyk. CD Canções de Brincar. Palavra Cantada.
Primeira atividade
Construção de um cartaz de acordo com a música

Organize a turma em grupos de cerca de cinco alunos e dê uma cartolina para cada grupo.

Distribua também todo tipo de material que possa ser utilizado para decorar o cartaz, como canetas coloridas, tinta guache, giz de cera e lápis de cor. Forneça ainda cola, tesoura sem ponta e revistas velhas para recorte.

Peça aos alunos que, inspirados pelo que a música descreve, façam um cartaz. Eles podem simplesmente fazer uma bola no céu, representando o planeta, como também construir algo mais detalhado, mostrando florestas, cidades, ruas e casas.

A ideia é despertar a atenção e a criatividade. Por essa razão, você não deve corrigi-los, apenas incentivá-los a participar.

Segunda atividade
Jogo de bola

Pergunte aos alunos se eles conhecem algum jogo com bola, além de futebol. Depois que todos se expressarem, cite diversos esportes e proponha uma brincadeira.

Leve-os ao pátio e peça que formem um círculo, todos em pé.

Escolha um aluno, que iniciará a brincadeira jogando a bola em direção a outro. Quem pegar a bola deve jogá-la para outro aluno, e assim sucessivamente. Quem deixar a bola cair sairá do jogo. A brincadeira acaba quando restar apenas um aluno.

É importante você deixar claro que tudo não passa de uma atividade lúdica, para movimentar o corpo. Apesar de existir um vencedor, isso não significa que ele é melhor do que os outros. Apenas, naquele momento, ele foi mais ágil ou recebeu uma bola mais fácil de ser agarrada.

Terceira atividade
A casa dos meus sonhos

Explique aos alunos que a casa de cada um é um lugar muito importante. É para lá que eles voltam depois de estudar e brincar e para onde os familiares voltam depois do trabalho e de todas as atividades rotineiras.

Em seguida, solicite-lhes que desenhem a residência de seus sonhos, seja ela a casa onde já moram ou aquela em que gostariam de viver. Peça-lhes que caprichem nos detalhes para dar uma boa ideia de seu sonho. Incentive-os com perguntas como: Apartamento, casa térrea ou sobrado? Em rua movimentada, em uma cidadezinha pacata ou em área rural? Com jardim e quintal, ou sem nenhum espaço de terra? Com plantas ou animais de estimação?

Feitos os desenhos, peça aos alunos que formem um círculo, sentados, e conversem um pouco sobre o assunto, apresentando aos colegas o desenho feito.

12. Roseira

A mão direita tem uma roseira.

A mão direita tem uma roseira.

Que dá flor na primavera,

Que dá flor na primavera.


Entrai na roda, ó linda roseira!

Entrai na roda, ó linda roseira!

E abraçai a mais faceira,

E abraçai a mais faceira.


A mais faceira eu não abraço.

A mais faceira eu não abraço.

Abraço a boa companheira,

Abraço a boa companheira


Cantiga.
Primeira atividade
Virados para a direita

Peça aos alunos que formem um círculo, em pé.

Explique a eles que usamos as palavras direita e esquerda em diversas situações, não só para indicar partes do corpo, como as mãos. Esclareça-lhes que usamos essas palavras para nos orientarmos, por exemplo, se devemos virar à direita ou à esquerda para chegar a determinado lugar.

Para memorizarem qual é a direita, proponha que acompanhem o ritmo da música balançando os braços ao lado do corpo e erguendo a mão direita toda vez que a canção citá-la.

Segunda atividade
Mural da primavera

Peça aos alunos que formem um círculo, sentados, e estimule uma conversa sobre a primavera, com ênfase no desabrochar das flores, característico da estação.

Depois de os alunos se expressarem, proponha a criação de um mural sobre o tema.

Caso na escola exista algum muro em que seja permitido desenhar com giz, distribua o material a eles e deixe que exercitem a criatividade.

Se isso não for possível, uma alternativa é conseguir papelão em grandes dimensões, como caixas de eletrodomésticos desmontadas.

Caso tudo isso seja difícil, pode-se fazer o mural com uma sequência de cartolinas fixadas à parede da sala de aula.

13. Bonequinho de pau

Eu sou um bonequinho de pau, de pau

Que mexe os bracinhos assim, assim

Eu sou um bonequinho de pau.


Eu sou um bonequinho de pau, de pau

Que mexe as mãozinhas assim, assim

Eu sou um bonequinho de pau.


Eu sou um bonequinho de pau, de pau

Que mexe os olhinhos assim, assim

Eu sou um bonequinho de pau.


João Plinta.
Primeira atividade
Fazer um boneco de pau com palitos de sorvete

Distribua cinco palitos de madeira, próprios para sorvete, a cada aluno.

Peça a eles que desenhem uma carinha na extremidade de um dos palitos.

Depois, ajude-os a formar os bonecos de pau prendendo os palitos que formarão braços e pernas com pequenas tachinhas.

O importante nesta atividade é que seja possível movimentar as pernas e os braços dos bonecos, por isso use a criatividade para substituir os materiais indicados, se tiver alguma dificuldade para encontrá-los. Uma alternativa para as tachinhas é fazer, previamente, pequenos furos nas partes e uni-las com fios de náilon.

Segunda atividade
Pinóquio e as mentiras

Peça aos alunos que formem um círculo, sentados.

Em seguida, pergunte se eles se lembram de um famoso personagem das histórias infantis feito de pau.

Depois que emitirem opinião, lembre-os de que Pinóquio tinha como principal característica falar mentiras, e seu nariz crescia a cada mentira que ele contava.

Explique que isso era uma espécie de castigo que o boneco recebia, porque contar mentiras é uma coisa que não devemos fazer.

Então, proponha uma brincadeira para a turma.

Você vai ajudá-los a desenhar um Pinóquio com o nariz bem comprido, numa cartolina que ficará fixada ao lado da lousa.

Durante a semana seguinte, cada vez que alguém se lembrar de uma mentira que ia contar, mas conseguiu evitar, vocês apagarão um pedacinho do nariz.

A meta será terminar a semana sem mentiras e com o nariz do boneco no tamanho normal.

Terceira atividade
Treinando a flexibilidade

Peça aos alunos que formem um círculo, sentados.

Diga-lhes que, ao contrário dos bonecos de pau, que não têm flexibilidade, nós temos músculos que se alongam e contraem, e nos permitem muito mais movimentos.

Proponha alguns exercícios simples para que eles sintam no próprio corpo essa flexibilidade, sem forçar ligamentos e articulações.

Peça-lhes, por exemplo, que estiquem os braços até alcançar a ponta dos pés.

Depois estimule uma conversa sobre o assunto, em que você vai enfatizar a importância de alternarmos as atividades físicas com as intelectuais e o descanso, para desenvolvermos músculos e cérebro, sem sobrecargas.

14. Terezinha de Jesus

Terezinha de Jesus

De uma queda foi ao chão

Lhe acudiram três cavalheiros

Todos três chapéu na mão.


O primeiro foi seu pai

O segundo seu irmão

O terceiro foi aquele

Que a Tereza deu a mão.


Terezinha levantou-se

Levantou-se lá do chão

E sorrindo disse ao noivo

Eu te dou meu coração.


Da laranja quero um gomo

Do limão quero um pedaço

Da morena mais bonita

Quero um beijo e um abraço.

Cantiga.
Primeira atividade
Dramatização

Proponha aos alunos que façam um chapéu.

Com sua ajuda, eles poderão confeccionar o chapéu com folhas de papel sulfite, papel dobradura e pedaços de pano, ou até com material de sucata.

Depois que todos fizerem o chapéu, peça que formem um círculo, de pé. Escolha uma aluna para ficar caída no centro da roda, como se fosse a Terezinha da música. Escolha três alunos que serão os cavalheiros que ajudaram Terezinha a se levantar.

Substitua os alunos e repita a cantiga até que todos tenham participado.

Segunda atividade
Vamos conhecer o limoeiro e a laranjeira?

Explique aos alunos que a laranja e o limão são frutas que nascem em árvores, na laranjeira e no limoeiro, respectivamente, que fazem parte da mesma família e, por isso, apresentam algumas características em comum.

Em seguida, convide a turma a conhecer melhor esse assunto navegando na internet. Para isso, você pode entrar nos sites a seguir:

www.jardineiro.net/br/banco/citrus_limon.php. Acesso em: jun. 2013.

www.jardineiro.net/br/banco/citrus_sinensis.php. Acesso em: jun. 2013.

Terminada a pesquisa na internet, estimule os alunos a falar se preferem o sabor dos limões ou das laranjas, dizendo de que forma costumam consumi-los: Preferem suco de laranja ou limonada? Saboreiam laranjas em gomos ou cortadas ao meio? Apreciam doces e geleias dessas frutas?

Depois que todos emitirem opinião, acrescente que laranjas e limões entram em inúmeras preparações culinárias.

Por fim, destaque a importância de consumir frutas para aproveitar as vitaminas que elas contêm e, assim, crescer forte e saudável.

15. Escravos de Jó

Escravos de Jó

Jogavam caxangá.

Tira, põe, deixa ficar.

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue-zigue-zá

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue-zigue-zá.


Cantiga.
Primeira atividade
Jogo com caixas de fósforo vazias

Dê a cada aluno duas caixas de fósforo vazias.

Explique a eles que deverão acompanhar o ritmo da música mexendo as caixinhas sobre as carteiras.

Eles vão alternando as caixas, uma na frente da outra. Quando a música falar “tira”, deverão suspender as duas caixinhas no ar. Quando falar “põe”, deverão colocar as duas sobre as carteiras. Em “deixa ficar”, soltarão as caixinhas e cruzarão os braços. As caixinhas permanecerão onde estavam.

Por fim, ao ouvir “zigue-zigue-zá”, os alunos movimentarão rapidamente as mãos segurando as caixinhas de fósforos para a frente e para trás.

Segunda atividade
Soltando os escravos

Peça aos alunos que formem um círculo, sentados.

Explique que essa é uma música antiga e muito tradicional, mas que atualmente a escravidão é inadmissível.

Diga a eles, em linguagem muito simples, que nossas leis não permitem que nenhuma pessoa seja escravizada, e a escravidão contraria os Direitos Humanos.

Depois que todos comentarem, proponha uma brincadeira.

Organize a turma em dois grupos. Um receberá fitas, com as quais serão amarrados, com cuidado, os pés e as mãos de cada integrante do grupo. Esse grupo será o dos escravos. O outro grupo será o dos libertadores dos escravos.

Assim que você der o sinal, aumentando o som da música, os libertadores deverão correr para os escravos e libertá-los das fitas o mais rápido possível.

Para finalizar a atividade, escravos libertos e seus salvadores dançarão juntos, ao ritmo da música.

16. Minha rolinha

Rolinha voou, voou

Caiu no laço, se embaraçou


Oi me dá um abraço

Que eu desembaraço

A minha rolinha

Que caiu no laço!

Cantiga.
Primeira atividade
Escolhendo laços

Explique aos alunos que há diferentes tipos de laço. Há laços bonitos, como aqueles que enfeitam roupas e cabelos, e laços que podemos chamar de feios, como aqueles que maltratam e prendem animais, caso da ave citada na música.

Em seguida, abra uma caixa que contenha laços dos mais diferentes tipos de tecido e de diversas cores.

Deixe que os alunos, organizadamente, escolham seu laço preferido.

Depois, distribua folha de papel sulfite e lápis de cor. Peça a eles que colem no papel o laço escolhido e façam um desenho com base nele (o laço pode enfeitar uma caixa de presente, amarrar o cabelo de uma menina ou enfeitar uma roupa etc.).

O objetivo é estimular a criatividade.

Segunda atividade
Laços afetivos

Peça aos alunos que formem um círculo, de pé.

Explique de modo simples que a palavra laço, além de laço de fita e de laço que prende algo, também significa sentimento capaz de unir, motivo pelo qual dizemos que há laços de amizade e afeto.

Ressalte que é muito bom fazer amigos e explique que, para não se esquecerem disso, eles vão acompanhar o ritmo da música deslocando o círculo no sentido horário e batendo os pés no chão. Quando a letra falar em abraço, cada um vai abraçar o colega à direita.

Depois vão repetir a atividade deslocando a roda no sentido anti-horário e abraçando o colega à esquerda.

Terceira atividade
Plantando árvores

Explique aos alunos que onde há árvores podemos apreciar a beleza e o canto de diversas aves em liberdade. Elas chegam em busca de alimento, constroem seus ninhos nos galhos e ajudam a dispersar as sementes das plantas, colaborando com a manutenção das áreas verdes.

Deixe os alunos comentarem. Em seguida, acesse sites na internet que falem da importância do plantio de árvores e tenham imagens de atividades ambientais envolvendo crianças.

Uma sugestão é a reportagem de Liana John sobre a Associação Ambientalista Copaíba, no site http://viajeaqui.abril.com.br/materias/associacao-copaiba-mata-atlantica?pw=1 (acesso em: jun 2013). As fotos de 22 a 27 mostram a visita de crianças de uma escola municipal. Você também pode entrar no site da própria associação: www.copaiba.org.br (acesso em: jun. 2013).

Ilustrações: Ilustra Cartoon; Hélio Senatore; Edson Farias; Katia Horn; Sonia Horn; Reinaldo Rosa; Estudio Mil.