Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:
O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Vai nadando
Vai nadando
O peixinho
Vai nadando
Vai nadando
O peixinho
De mansinho
Dá um pulo
Uma voltinha
E vai seguindo
Vai seguindo
O seu caminho.
Peça aos alunos que digam o nome de outros animais que nadam, além dos peixes; depois, de bichos que se deslocam andando ou correndo. Em seguida, solicite o nome de alguns que voam e, por fim, daqueles que se locomovem aos pulos.
Coloque tudo no quadro, de modo organizado, e deixe que eles escolham alguns dos animais citados para desenhar.
Peça aos alunos que formem uma fila para caminhar como no tradicional trenzinho. Explique, ao som da música, que todos deverão fazer o que a letra diz. Para facilitar, eles devem imitar seus movimentos. Você vai mexer os braços, como se estivesse nadando e, em seguida, dar um pulinho e uma meia-volta. Depois da meia-volta, o trenzinho caminha em sentido contrário ao inicial.
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou.
Já passou a chuva, o sol já tá surgindo
E a dona aranha continua a subir.
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe
E nunca está contente.
Faça esta atividade junto com um professor de Educação Física. Peça a ele que prenda uma corda que suporte o peso de uma criança de 4 anos na parede do lado de fora da sala de aula ou em algum outro local apropriado, em uma altura segura (de 1,5 a 2 metros, no máximo). Segurando na corda e dando impulso com os pés na parede, os alunos farão uma miniescalada, um de cada vez, supervisionada pelos professores.
Convide o professor de Educação Física para dar uma rápida palestra aos alunos sobre o que é alpinismo, como os alpinistas se preparam para praticar o esporte e quais são os principais requisitos para fazê-lo com segurança.
Procure fotografias sobre o assunto na internet e mostre-as para os alunos, se possível, projetadas num telão.
Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deu-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi pescar e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Material necessário: cartolinas, colas, tesouras sem pontas e imagens coloridas de instrumentos musicais de sopro, como flauta, gaita, saxofone e trombone. O número de imagens de cada instrumento deve ser múltiplo de 2 (se o número de alunos for ímpar, você participa do jogo).
Peça a cada aluno que cole uma imagem em cartolina e a recorte. Depois, eles devem procurar um colega que tenha imagem idêntica à sua, formando pares.
Após um breve treino, uma dupla por vez mostrará para o restante da turma, por meio de imitação, como uma pessoa toca o instrumento que está em seu cartão. Os outros alunos tentarão adivinhar qual é o instrumento.
Antes de fazer a tradicional brincadeira em que os alunos correm para sentar nas cadeiras, mas sempre falta um lugar, você contará a eles que o apito é um instrumento de sopro e que pode ser utilizado para sinalizar várias situações, do trânsito aos jogos.
Depois vem a brincadeira, com o sinal para sentar dado pelo som de um apito que você soprará. O aluno que ficar sem lugar sai do jogo, e uma cadeira é retirada. Vence o aluno que conseguir sentar na última cadeira.
Uma raposa passou embaixo de uma parreira carregada de lindas e saborosas uvas.
Ficou com muita vontade de comê-las.
Tentou subir na parreira, deu muitos saltos, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar, foi-se embora dizendo:
— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes, mesmo…
Moral: é fácil desdenhar daquilo que não se alcança.
Fábula de Esopo recontada especialmente para esta obra.Peça aos alunos que recortem imagens de frutas em revistas ou panfletos de supermercado para, com sua ajuda, construírem um cartaz que mostre a grande variedade de frutas encontradas no Brasil.
Lembre-se de ter, entre as revistas e os panfletos, pelo menos alguns com imagens de uvas, citadas na fábula.
Pergunte aos alunos se eles sabem a diferença entre uma fruta verde e uma madura.
Depois de a turma se manifestar, explique que muitas frutas, ao amadurecer, mudam de cor. A casca das bananas e dos mamões passa de verde a amarela, por exemplo. Comente que várias frutas, ao amadurecer, exalam aromas intensos. É o caso de goiabas e mangas. E o tato também ajuda a reconhecer as frutas maduras. A polpa de um abacate maduro, por exemplo, é muito mais macia do que a de um abacate verde.
Lembre-os, porém, de que nem todas as frutas de cor verde são impróprias para o consumo. Algumas têm, de fato, a cor verde, embora já estejam maduras. É o caso das uvas verdes italianas e da maçã verde.
Em seguida, ajude-os a preparar uma salada de frutas usando bananas, laranjas e maçãs. Para enfeitar, use um pedacinho de maçã verde e uma uva italiana.
Somos as vogais
Nos queremos muito bem
Não somos iguais
Mas unidas, não têm pra ninguém!
Todos agora querem
Nosso nome conhecer
Vamos dizer bem direitinho pra você
A, e, i, o, u, muito prazer!
Prepare cartões com as vogais desenhadas. Em cada cartão, uma vogal. Faça quantidade suficiente para distribuir um cartão para cada aluno.
Depois, peça que formem grupos, dando as mãos, de acordo com a vogal que receberam – o grupo da letra a, o da letra e, e assim por diante.
A seguir, o grupo de alunos da letra a vai dar as mãos aos alunos do grupo da letra e, que darão as mãos ao grupo da letra i. Estes darão as mãos ao grupo da letra o, que darão as mãos ao grupo da letra u. Por fim, o grupo da letra u dará as mãos ao grupo da letra a, formando uma grande roda, a roda das vogais. Lembre-os de segurar as mãos com firmeza, para ninguém se soltar. Essa roda vai girar cinco vezes para a direita e cinco vezes para a esquerda, enquanto você coloca a música para tocar novamente.
Ajude os alunos a construir um mural que represente palavras iniciadas por vogais. Organize uma coluna para cada vogal.
O importante é envolvê-los na atividade. Por isso, quanto menos restrições em relação à forma, melhor. Podem ser utilizadas imagens recortadas ou desenhos feitos por eles. E você pode escrever, em letras de fôrma, as palavras das quais os alunos se lembrem.
Sabiá lá na gaiola
Fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava
Tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou
Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar
Vem cá sabiá, vem cá
A menina diz soluçando
Sabiá, estou te esperando
Sabiá responde de lá
Não chores que eu vou voltar
Depois de explicar para os alunos que as aves ficam muito tristes quando presas em gaiolas porque gostam de voar, peça-lhes que desenhem diferentes tipos de aves soltas na natureza. Ofereça materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinha, a fim de despertar a imaginação e a criatividade deles.
Entre no site www.portalpassarinho.com/cantos.php e coloque o som de cinco espécies diferentes de sabiá para os alunos ouvirem. Explique-lhes que, para desfrutar o canto dos pássaros, não é necessário aprisioná-los, basta ouvir os sons gravados ou os vindos da natureza.
No final da atividade, ouça os comentários deles sobre os sons de que mais gostaram e pergunte-lhes se conseguiram distinguir o canto dos diversos tipos de sabiá.
Se esta rua
Se esta rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar
Nesta rua
Nesta rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem.
Peça aos alunos que imaginem que a parte da frente da sala de aula é uma rua. Nessa área, espalhe alguns objetos, como latas vazias, garrafas plásticas vazias e papéis amassados. Depois, explique-lhes que, se todo mundo cuidar bem da rua, ela será um lugar muito mais agradável para todos.
A seguir, convide a turma para arrumar essa “rua” limpando e organizando tudo. Você vai ajudá-los escrevendo em caixas de papelão a identificação das lixeiras recicláveis (papel, plástico, metal etc.).
Explique aos alunos o que são ladrilhos. Depois, desenhe com giz um jogo de amarelinha no chão. Peça-lhes que imaginem cada quadrado como um grande ladrilho.
Em seguida, deixe que se divirtam com essa brincadeira tradicional. Caso não conheçam as regras, ensine a eles como proceder nessa brincadeira.
Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega este menino
Que tem medo de careta.
Não, não, não
Não pega ele, não
Ele é bonitinho
Ele chora, coitadinho.
Boi, boi, boi
Boi do Piauí
Pega este menino
Que não quer, não quer dormir.
Boi, boi, boi
Boi do meu sertão
Pega este menino
Pra levar no teu surrão.
Cantiga de ninar.No pátio da escola, organize com os alunos a brincadeira de pega-pega. Para sortear o primeiro pegador, escreva o nome de diversos animais em pequenos pedaços de papel. O primeiro pegador será aquele que tirar a palavra boi. Depois, quem ele alcançar será o próximo pegador, e assim por diante. Vencerá a brincadeira o aluno que escapar de todos os pegadores.
Nesta atividade, é interessante o acompanhamento do professor de Educação Física.
Explique aos alunos que as caretas são formas não verbais de comunicação. Elas exprimem todo tipo de sentimento: alegria, tristeza, amor, surpresa, raiva ou medo, por exemplo.
Depois, proponha a brincadeira: a cada sentimento que você mencionar, todos eles devem fazer uma careta que corresponda a esse sentimento.
Chame a atenção dos alunos para o fato de que o estado de humor influencia nossa expressão. Por exemplo, quando estamos felizes é comum estarmos com um rosto alegre. Portanto, conclua a brincadeira com a careta de um sentimento positivo.
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.
A aranha arranha a jarra.
A jarra arranha a aranha.
É preto o prato do pato preto.
Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.
Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?
Vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
Peça à turma que repita com você cada trava-língua, um verso após o outro.
Primeiro toque o CD e faça pausas no final de cada verso. Depois, repita o trava-língua junto com os alunos.
Comece devagar e, aos poucos, repita esses versos com mais rapidez. Faça isso até o momento em que todos os repitam, inclusive você, sem se confundir.
Antes da aula, pesquise na internet imagens de animais malhados – de animais domésticos, como gatos e cachorros, a animais selvagens, como onças.
Depois, visite esses sites com os alunos, mostrando a variedade de formas, cores e tamanhos desses desenhos malhados que se formam na pele dos animais.
A cigarra passou o verão inteiro cantando, sem se preocupar com o inverno que se aproximava.
Enquanto isso, a formiga trabalhava colhendo grãos, sem descansar.
Quando chegou o inverno, a cigarra ficou com fome e frio, e foi à casa da formiga para pedir abrigo e comida.
Então, a formiga perguntou a ela:
— E o que você fez durante todo o verão? Devia ter procurado uma casa e guardado comida!
— Durante o verão, eu apenas cantei... — disse a cigarra tristonha.
E a formiga respondeu:
— Muito bem, pois agora dance!
Peça aos alunos que entrevistem um dos familiares mais velhos (pais, tios, avós, ou qualquer parente que trabalhe), com a intenção de saber por que é importante trabalhar.
Antes da aula, navegue na internet e visite sites que contenham belas imagens de locais ideais para passar as férias. Podem ser cidades históricas, praias ou montanhas.
Depois, durante a aula, acesse esses sites com os alunos. Ao final, faça uma votação para que elejam o melhor lugar para passar as férias.