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Música – áudios e projetos

Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:

  • várias músicas ligadas a diferentes temáticas;
  • sugestões de atividades que envolvem músicas;
  • um projeto por meio do qual você poderá desenvolver um rico trabalho de musicalização.

Projeto Som & Tom

O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Educação Infantil 1

Linguagem

Faixas do CD

1. O peixinho

Vai nadando

Vai nadando

O peixinho

Vai nadando

Vai nadando

O peixinho

De mansinho

Dá um pulo

Uma voltinha

E vai seguindo

Vai seguindo

O seu caminho.


Cantiga.
Primeira atividade
Várias maneiras de seguir um caminho

Peça aos alunos que digam o nome de outros animais que nadam, além dos peixes; depois, de bichos que se deslocam andando ou correndo. Em seguida, solicite o nome de alguns que voam e, por fim, daqueles que se locomovem aos pulos.

Coloque tudo no quadro, de modo organizado, e deixe que eles escolham alguns dos animais citados para desenhar.

Segunda atividade
Dançando conforme a música

Peça aos alunos que formem uma fila para caminhar como no tradicional trenzinho. Explique, ao som da música, que todos deverão fazer o que a letra diz. Para facilitar, eles devem imitar seus movimentos. Você vai mexer os braços, como se estivesse nadando e, em seguida, dar um pulinho e uma meia-volta. Depois da meia-volta, o trenzinho caminha em sentido contrário ao inicial.

2. A dona aranha

A dona aranha subiu pela parede

Veio a chuva forte e a derrubou.

Já passou a chuva, o sol já tá surgindo

E a dona aranha continua a subir.

Ela é teimosa e desobediente

Sobe, sobe, sobe

E nunca está contente.


Cantiga.
Primeira atividade
Escalada com corda

Faça esta atividade junto com um professor de Educação Física. Peça a ele que prenda uma corda que suporte o peso de uma criança de 4 anos na parede do lado de fora da sala de aula ou em algum outro local apropriado, em uma altura segura (de 1,5 a 2 metros, no máximo). Segurando na corda e dando impulso com os pés na parede, os alunos farão uma miniescalada, um de cada vez, supervisionada pelos professores.

Segunda atividade
Palestra rápida sobre alpinismo

Convide o professor de Educação Física para dar uma rápida palestra aos alunos sobre o que é alpinismo, como os alpinistas se preparam para praticar o esporte e quais são os principais requisitos para fazê-lo com segurança.

Procure fotografias sobre o assunto na internet e mostre-as para os alunos, se possível, projetadas num telão.

3. Irapuru – o canto que encanta

Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deu-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.

Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi pescar e de lá não mais voltou.

Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.

Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.

O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.


SILVA, Waldemar de Andrade e. Irapuru – o canto que encanta. In: Lendas e mitos dos índios brasileiros. São Paulo: FTd, 1999. p. 28.
Primeira atividade
Jogo com instrumentos musicais de sopro

Material necessário: cartolinas, colas, tesouras sem pontas e imagens coloridas de instrumentos musicais de sopro, como flauta, gaita, saxofone e trombone. O número de imagens de cada instrumento deve ser múltiplo de 2 (se o número de alunos for ímpar, você participa do jogo).

Peça a cada aluno que cole uma imagem em cartolina e a recorte. Depois, eles devem procurar um colega que tenha imagem idêntica à sua, formando pares.

Após um breve treino, uma dupla por vez mostrará para o restante da turma, por meio de imitação, como uma pessoa toca o instrumento que está em seu cartão. Os outros alunos tentarão adivinhar qual é o instrumento.

Segunda atividade
Brincadeira da cadeira, com apito

Antes de fazer a tradicional brincadeira em que os alunos correm para sentar nas cadeiras, mas sempre falta um lugar, você contará a eles que o apito é um instrumento de sopro e que pode ser utilizado para sinalizar várias situações, do trânsito aos jogos.

Depois vem a brincadeira, com o sinal para sentar dado pelo som de um apito que você soprará. O aluno que ficar sem lugar sai do jogo, e uma cadeira é retirada. Vence o aluno que conseguir sentar na última cadeira.

4. A raposa e as uvas

Uma raposa passou embaixo de uma parreira carregada de lindas e saborosas uvas.

Ficou com muita vontade de comê-las.

Tentou subir na parreira, deu muitos saltos, mas não conseguiu.

Depois de muito tentar, foi-se embora dizendo:

— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes, mesmo…

Moral: é fácil desdenhar daquilo que não se alcança.

Fábula de Esopo recontada especialmente para esta obra.
Primeira atividade
Cartaz com diversos tipos de fruta

Peça aos alunos que recortem imagens de frutas em revistas ou panfletos de supermercado para, com sua ajuda, construírem um cartaz que mostre a grande variedade de frutas encontradas no Brasil.

Lembre-se de ter, entre as revistas e os panfletos, pelo menos alguns com imagens de uvas, citadas na fábula.

Segunda atividade
Fazer uma salada de frutas

Pergunte aos alunos se eles sabem a diferença entre uma fruta verde e uma madura.

Depois de a turma se manifestar, explique que muitas frutas, ao amadurecer, mudam de cor. A casca das bananas e dos mamões passa de verde a amarela, por exemplo. Comente que várias frutas, ao amadurecer, exalam aromas intensos. É o caso de goiabas e mangas. E o tato também ajuda a reconhecer as frutas maduras. A polpa de um abacate maduro, por exemplo, é muito mais macia do que a de um abacate verde.

Lembre-os, porém, de que nem todas as frutas de cor verde são impróprias para o consumo. Algumas têm, de fato, a cor verde, embora já estejam maduras. É o caso das uvas verdes italianas e da maçã verde.

Em seguida, ajude-os a preparar uma salada de frutas usando bananas, laranjas e maçãs. Para enfeitar, use um pedacinho de maçã verde e uma uva italiana.

5. Somos as vogais

Somos as vogais

Nos queremos muito bem

Não somos iguais

Mas unidas, não têm pra ninguém!


Todos agora querem

Nosso nome conhecer

Vamos dizer bem direitinho pra você

A, e, i, o, u, muito prazer!


Texto escrito especialmente para esta obra.
Primeira atividade
Jogo do alfabeto

Prepare cartões com as vogais desenhadas. Em cada cartão, uma vogal. Faça quantidade suficiente para distribuir um cartão para cada aluno.

Depois, peça que formem grupos, dando as mãos, de acordo com a vogal que receberam – o grupo da letra a, o da letra e, e assim por diante.

A seguir, o grupo de alunos da letra a vai dar as mãos aos alunos do grupo da letra e, que darão as mãos ao grupo da letra i. Estes darão as mãos ao grupo da letra o, que darão as mãos ao grupo da letra u. Por fim, o grupo da letra u dará as mãos ao grupo da letra a, formando uma grande roda, a roda das vogais. Lembre-os de segurar as mãos com firmeza, para ninguém se soltar. Essa roda vai girar cinco vezes para a direita e cinco vezes para a esquerda, enquanto você coloca a música para tocar novamente.

Segunda atividade
Mural das vogais

Ajude os alunos a construir um mural que represente palavras iniciadas por vogais. Organize uma coluna para cada vogal.

O importante é envolvê-los na atividade. Por isso, quanto menos restrições em relação à forma, melhor. Podem ser utilizadas imagens recortadas ou desenhos feitos por eles. E você pode escrever, em letras de fôrma, as palavras das quais os alunos se lembrem.

6. Sabiá lá na gaiola

Sabiá lá na gaiola

Fez um buraquinho

Voou, voou, voou, voou

E a menina que gostava

Tanto do bichinho

Chorou, chorou, chorou, chorou


Sabiá fugiu pro terreiro

Foi cantar no abacateiro

E a menina vive a chamar

Vem cá sabiá, vem cá


A menina diz soluçando

Sabiá, estou te esperando

Sabiá responde de lá

Não chores que eu vou voltar


Hervé Cordovil e Mário Vieira. Sabiá lá na gaiola. Bandeirante Editora Musical Ltda./AddAF.
Primeira atividade
Desenhar aves felizes

Depois de explicar para os alunos que as aves ficam muito tristes quando presas em gaiolas porque gostam de voar, peça-lhes que desenhem diferentes tipos de aves soltas na natureza. Ofereça materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinha, a fim de despertar a imaginação e a criatividade deles.

Segunda atividade
O canto do sabiá

Entre no site www.portalpassarinho.com/cantos.php e coloque o som de cinco espécies diferentes de sabiá para os alunos ouvirem. Explique-lhes que, para desfrutar o canto dos pássaros, não é necessário aprisioná-los, basta ouvir os sons gravados ou os vindos da natureza.

No final da atividade, ouça os comentários deles sobre os sons de que mais gostaram e pergunte-lhes se conseguiram distinguir o canto dos diversos tipos de sabiá.

7. Se esta rua fosse minha

Se esta rua

Se esta rua fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhante

Para o meu

Para o meu amor passar


Nesta rua

Nesta rua tem um bosque

Que se chama

Que se chama solidão

Dentro dele

Dentro dele mora um anjo

Que roubou

Que roubou meu coração


Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

Tu roubaste o meu também

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

É porque te quero bem.


Cantiga.
Primeira atividade
A rua de todos, de todos que cuidam

Peça aos alunos que imaginem que a parte da frente da sala de aula é uma rua. Nessa área, espalhe alguns objetos, como latas vazias, garrafas plásticas vazias e papéis amassados. Depois, explique-lhes que, se todo mundo cuidar bem da rua, ela será um lugar muito mais agradável para todos.

A seguir, convide a turma para arrumar essa “rua” limpando e organizando tudo. Você vai ajudá-los escrevendo em caixas de papelão a identificação das lixeiras recicláveis (papel, plástico, metal etc.).

Segunda atividade
Jogo de amarelinha

Explique aos alunos o que são ladrilhos. Depois, desenhe com giz um jogo de amarelinha no chão. Peça-lhes que imaginem cada quadrado como um grande ladrilho.

Em seguida, deixe que se divirtam com essa brincadeira tradicional. Caso não conheçam as regras, ensine a eles como proceder nessa brincadeira.

8. Boi da cara preta

Boi, boi, boi

Boi da cara preta

Pega este menino

Que tem medo de careta.


Não, não, não

Não pega ele, não

Ele é bonitinho

Ele chora, coitadinho.

Boi, boi, boi

Boi do Piauí

Pega este menino

Que não quer, não quer dormir.


Boi, boi, boi

Boi do meu sertão

Pega este menino

Pra levar no teu surrão.

Cantiga de ninar.
Primeira atividade
Pega-pega

No pátio da escola, organize com os alunos a brincadeira de pega-pega. Para sortear o primeiro pegador, escreva o nome de diversos animais em pequenos pedaços de papel. O primeiro pegador será aquele que tirar a palavra boi. Depois, quem ele alcançar será o próximo pegador, e assim por diante. Vencerá a brincadeira o aluno que escapar de todos os pegadores.

Nesta atividade, é interessante o acompanhamento do professor de Educação Física.

Segunda atividade
Fazendo caretas

Explique aos alunos que as caretas são formas não verbais de comunicação. Elas exprimem todo tipo de sentimento: alegria, tristeza, amor, surpresa, raiva ou medo, por exemplo.

Depois, proponha a brincadeira: a cada sentimento que você mencionar, todos eles devem fazer uma careta que corresponda a esse sentimento.

Chame a atenção dos alunos para o fato de que o estado de humor influencia nossa expressão. Por exemplo, quando estamos felizes é comum estarmos com um rosto alegre. Portanto, conclua a brincadeira com a careta de um sentimento positivo.

9. Pot-pourri de trava-línguas

O doce perguntou pro doce

Qual é o doce mais doce

Que o doce de batata-doce.

O doce respondeu pro doce

Que o doce mais doce que

O doce de batata-doce

É o doce de doce de batata-doce.


Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E o papo soltando o vento.


A aranha arranha a jarra.

A jarra arranha a aranha.


É preto o prato do pato preto.


Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.


Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?


Vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.


Trava-línguas.
Primeira atividade
Travando a língua

Peça à turma que repita com você cada trava-língua, um verso após o outro.

Primeiro toque o CD e faça pausas no final de cada verso. Depois, repita o trava-língua junto com os alunos.

Comece devagar e, aos poucos, repita esses versos com mais rapidez. Faça isso até o momento em que todos os repitam, inclusive você, sem se confundir.

Segunda atividade
Animais malhados

Antes da aula, pesquise na internet imagens de animais malhados – de animais domésticos, como gatos e cachorros, a animais selvagens, como onças.

Depois, visite esses sites com os alunos, mostrando a variedade de formas, cores e tamanhos desses desenhos malhados que se formam na pele dos animais.

10. A cigarra e a formiga

A cigarra passou o verão inteiro cantando, sem se preocupar com o inverno que se aproximava.

Enquanto isso, a formiga trabalhava colhendo grãos, sem descansar.

Quando chegou o inverno, a cigarra ficou com fome e frio, e foi à casa da formiga para pedir abrigo e comida.

Então, a formiga perguntou a ela:

— E o que você fez durante todo o verão? Devia ter procurado uma casa e guardado comida!

— Durante o verão, eu apenas cantei... — disse a cigarra tristonha.

E a formiga respondeu:

— Muito bem, pois agora dance!


Fábula de Esopo.
Primeira atividade
Entrevista com familiares

Peça aos alunos que entrevistem um dos familiares mais velhos (pais, tios, avós, ou qualquer parente que trabalhe), com a intenção de saber por que é importante trabalhar.

Segunda atividade
Merecidas férias

Antes da aula, navegue na internet e visite sites que contenham belas imagens de locais ideais para passar as férias. Podem ser cidades históricas, praias ou montanhas.

Depois, durante a aula, acesse esses sites com os alunos. Ao final, faça uma votação para que elejam o melhor lugar para passar as férias.

Ilustrações: Ilustra Cartoon; Hélio Senatore; Edson Farias; Katia Horn; Sonia Horn; Reinaldo Rosa; Estudio Mil.