^

Música – áudios e projetos

Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:

  • várias músicas ligadas a diferentes temáticas;
  • sugestões de atividades que envolvem músicas;
  • um projeto por meio do qual você poderá desenvolver um rico trabalho de musicalização.

Projeto Som & Tom

O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Educação Infantil 1

Natureza e sociedade

Faixas do CD

18. Canção dos sentidos

Meus olhinhos são pra ver

Meu nariz é pra cheirar

Minha boca é pra comer

Meus ouvidos pra escutar.


Completando os sentidos

Tenho as mãos para pegar

E os bracinhos bem compridos

Pra você eu abraçar!


João Plinta.
Primeira atividade
O que eu sinto

Peça aos alunos que se lembrem das primeiras imagens que viram ao acordar. Depois, diga-lhes que inspirem profundamente, identificando os cheiros do ambiente da sala de aula. A seguir, pergunte o que comeram no jantar do dia anterior. Por fim, peça que fiquem em silêncio e ouçam a cantiga atentamente, sem fazer barulho nenhum, para que nada interfira nos sons que vão escutar.

Em seguida, pergunte se eles se lembram, de acordo com a cantiga, para que servem as mãos e os braços.

Depois de se expressarem, converse com eles sobre a importância de dizer às pessoas de quem gostamos o quanto elas são essenciais para nós e sugira que deem um abraço nelas na primeira oportunidade que tiverem.

Segunda atividade
Passeio pelos sentidos

Procure informar-se sobre passeios programados para pessoas portadoras de deficiências, em que se estimulam os sentidos, e analise a possibilidade de levar os alunos a um deles.

Um exemplo são as trilhas em parques e jardins botânicos para pessoas portadoras de deficiência visual. Ali, há plantas que provocam diferentes sensações ao tato e que têm diferentes aromas.

19. Ratinho tomando banho

Tchau preguiça

Tchau sujeira

Adeus cheirinho de suor


Lava lava lava

Lava lava lava


Uma orelha... uma orelha...

Outra orelha... outra orelha...


Lava lava lava

Lava a testa, a bochecha,

Lava o queixo, lava a coxa e lava até...


Meu pé, meu querido pé

Que me aguenta o dia inteiro


E o meu nariz, meu pescoço, meu tórax

O meu bumbum

E também o fazedor de xixi!

La la, laia raia ra...


Hum... Ainda não acabou não

Vem cá vem... vem...


Uma enxugadinha aqui, uma coçadinha ali

Faz a volta e põe a roupa de paxá

Ahh!


Banho é bom

Banho é bom

Banho é muito bom


Agora acabou!


Ratinho tomando banho. Hélio Ziskind. Estúdio Hélio Ziskind (administrado por MCd).
Primeira atividade
Desenhando o que é necessário para tomar um bom banho

Peça aos alunos que desenhem tudo o que consideram importante para tomar um bom banho, seja de chuveiro ou de banheira: sabonete, xampu, esponja, bucha, toalha, por exemplo.

Segunda atividade
Outros tipos de banho

Diga aos alunos que, além do banho que tomamos para limpar o corpo da sujeira acumulada, há banhos que nos colocam em contato com a natureza. É o caso dos banhos em cachoeiras, no mar e em rios.

Ressalte que para aproveitar esses banhos é sempre preciso estar acompanhado de um adulto e que é importante, depois do passeio, tomar um bom banho de chuveiro, para deixar a sujeira de lado e ficar só com a lembrança da diversão.

Para ilustrar a aula, peça aos alunos que contem suas experiências nesses tipos de passeio.

20. O dia e a noite

O dia me acorda

Abrindo a janela

Sua cara contente vem me despertar

Demoro um pouquinho, e bem

Devagarinho

Eu abro meus braços pra ele chegar

Lá fora o tempo está cheio de pressa

Corre atrás de todo mundo

Que sempre tem muita coisa pra fazer

A vida é uma grande escola

Onde adultos e crianças,

Todo o dia toda hora

Têm lições para aprender


A noite tão bela

Enfeita a janela

Com suas estrelas boiando no ar

Eu fico quietinho, eu quero um

Carinho,

E a noite me abraça pra eu poder

Sonhar

Todo o dia o dia vem,

A noite também.


O dia e a noite. Bia Bedran. CD A caixa de música de Bia.
Primeira atividade
Fazendo um móbile em forma de estrela

Leve para a aula um molde em formato de estrela recortado em papel-cartão ou cartolina. Com esse molde, ajude os alunos a desenhar suas estrelas.

Depois, cada um vai enfeitá-la com criatividade utilizando o material que você distribuirá (lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta etc.).

Ao final, faça um furinho em uma das pontas de cada estrela, por onde deve passar um fino barbante.

Junte essas estrelas e monte um belo móbile que enfeitará a sala de aula.

Segunda atividade

Monte um painel com os alunos, que representará o dia e a noite. Para isso, pegue duas folhas de papel-cartão, uma de cor amarela e outra de cor preta.

Na folha de papel-cartão de cor amarela, colem fotografias e ilustrações retiradas de revistas que mostrem atividades desenvolvidas durante o dia, como crianças na escola, pessoas caminhando em parques ou trabalhando com iluminação natural.

Na de cor preta, colem imagens de atividades desenvolvidas durante a noite, como crianças dormindo ou uma família à mesa de jantar, com as luzes acesas.

Você pode incluir também animais de hábitos diurnos e noturnos. Por exemplo, uma ave no galho de uma árvore no parque, durante o dia, e gatos passeando em telhados ou sapos ao redor de um lago, à noite.

21. Passa, passa, gavião

Passa, passa, gavião

Todo mundo é bom!

A costureira faz assim,

A costureira faz assim,

Assim, assim, assim, assim!


Passa, passa, gavião

Todo mundo é bom!

O motorista faz assim,

O motorista faz assim,

Assim, assim, assim, assim!


Passa, passa, gavião

Todo mundo é bom!


A professora faz assim,

A professora faz assim,

Assim, assim, assim, assim!


Cantiga.
Primeira atividade
Imitando as profissões

Peça aos alunos que se sentem formando uma roda. Eles vão cantar utilizando mímica para expressar o que diz a cantiga.

Coordene a atividade trocando o nome das profissões e fazendo gestos característicos, que os alunos imitarão. Algumas sugestões: médico, piloto, dentista e mecânico.

Segunda atividade
Jogo de adivinhação

Com todos os alunos sentados formando uma roda, diga em voz alta: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Em seguida, os alunos terão de adivinhar qual é a profissão de quem faz essa atividade.

Quem acertar marca um ponto. Sugestões: alguém que apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina as crianças.

22. O velhinho

Deixei meu sapatinho

Na janela do quintal

Papai Noel deixou

Um presente de Natal.


Como é que Papai Noel

Não se esquece de ninguém?

Seja rico ou seja pobre

O velhinho sempre vem.


O velhinho. Octávio Filho.© by Rio Musical Ltda. (Fermata do Brasil).
Primeira atividade
Levando Papai Noel às crianças carentes

Encarregue os alunos de, junto com os pais ou responsáveis, procurar formas de levar o Papai Noel às crianças carentes. Uma delas é entrar em contato com as agências de correios, que recebem cartinhas destinadas ao Papai Noel, e encaminhar as doações.

Segunda atividade
Escolhendo um brinquedo em bom estado para doar

Explique aos alunos que, assim como eles, todas as crianças gostam de ganhar brinquedos. Em seguida, sugira a eles que escolham um brinquedo em bom estado para doar a crianças que não recebem presentes de Natal. Comente que essas crianças ficarão muito felizes.

As doações podem ser encaminhadas pela própria escola, ou você mesmo, professor, pode se encarregar de procurar instituições interessadas em recebê-las.

Ilustrações: Ilustra Cartoon; Hélio Senatore; Edson Farias; Katia Horn; Sonia Horn; Reinaldo Rosa; Estudio Mil.