Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:
O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meus ouvidos pra escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra você eu abraçar!
Peça aos alunos que se lembrem das primeiras imagens que viram ao acordar. Depois, diga-lhes que inspirem profundamente, identificando os cheiros do ambiente da sala de aula. A seguir, pergunte o que comeram no jantar do dia anterior. Por fim, peça que fiquem em silêncio e ouçam a cantiga atentamente, sem fazer barulho nenhum, para que nada interfira nos sons que vão escutar.
Em seguida, pergunte se eles se lembram, de acordo com a cantiga, para que servem as mãos e os braços.
Depois de se expressarem, converse com eles sobre a importância de dizer às pessoas de quem gostamos o quanto elas são essenciais para nós e sugira que deem um abraço nelas na primeira oportunidade que tiverem.
Procure informar-se sobre passeios programados para pessoas portadoras de deficiências, em que se estimulam os sentidos, e analise a possibilidade de levar os alunos a um deles.
Um exemplo são as trilhas em parques e jardins botânicos para pessoas portadoras de deficiência visual. Ali, há plantas que provocam diferentes sensações ao tato e que têm diferentes aromas.
Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha... uma orelha...
Outra orelha... outra orelha...
Lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo, lava a coxa e lava até...
Meu pé, meu querido pé
Que me aguenta o dia inteiro
E o meu nariz, meu pescoço, meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi!
La la, laia raia ra...
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem...
Uma enxugadinha aqui, uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!
Peça aos alunos que desenhem tudo o que consideram importante para tomar um bom banho, seja de chuveiro ou de banheira: sabonete, xampu, esponja, bucha, toalha, por exemplo.
Diga aos alunos que, além do banho que tomamos para limpar o corpo da sujeira acumulada, há banhos que nos colocam em contato com a natureza. É o caso dos banhos em cachoeiras, no mar e em rios.
Ressalte que para aproveitar esses banhos é sempre preciso estar acompanhado de um adulto e que é importante, depois do passeio, tomar um bom banho de chuveiro, para deixar a sujeira de lado e ficar só com a lembrança da diversão.
Para ilustrar a aula, peça aos alunos que contem suas experiências nesses tipos de passeio.
O dia me acorda
Abrindo a janela
Sua cara contente vem me despertar
Demoro um pouquinho, e bem
Devagarinho
Eu abro meus braços pra ele chegar
Lá fora o tempo está cheio de pressa
Corre atrás de todo mundo
Que sempre tem muita coisa pra fazer
A vida é uma grande escola
Onde adultos e crianças,
Todo o dia toda hora
Têm lições para aprender
A noite tão bela
Enfeita a janela
Com suas estrelas boiando no ar
Eu fico quietinho, eu quero um
Carinho,
E a noite me abraça pra eu poder
Sonhar
Todo o dia o dia vem,
A noite também.
Leve para a aula um molde em formato de estrela recortado em papel-cartão ou cartolina. Com esse molde, ajude os alunos a desenhar suas estrelas.
Depois, cada um vai enfeitá-la com criatividade utilizando o material que você distribuirá (lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta etc.).
Ao final, faça um furinho em uma das pontas de cada estrela, por onde deve passar um fino barbante.
Junte essas estrelas e monte um belo móbile que enfeitará a sala de aula.
Monte um painel com os alunos, que representará o dia e a noite. Para isso, pegue duas folhas de papel-cartão, uma de cor amarela e outra de cor preta.
Na folha de papel-cartão de cor amarela, colem fotografias e ilustrações retiradas de revistas que mostrem atividades desenvolvidas durante o dia, como crianças na escola, pessoas caminhando em parques ou trabalhando com iluminação natural.
Na de cor preta, colem imagens de atividades desenvolvidas durante a noite, como crianças dormindo ou uma família à mesa de jantar, com as luzes acesas.
Você pode incluir também animais de hábitos diurnos e noturnos. Por exemplo, uma ave no galho de uma árvore no parque, durante o dia, e gatos passeando em telhados ou sapos ao redor de um lago, à noite.
Passa, passa, gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim,
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa, gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim,
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa, gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim,
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Peça aos alunos que se sentem formando uma roda. Eles vão cantar utilizando mímica para expressar o que diz a cantiga.
Coordene a atividade trocando o nome das profissões e fazendo gestos característicos, que os alunos imitarão. Algumas sugestões: médico, piloto, dentista e mecânico.
Com todos os alunos sentados formando uma roda, diga em voz alta: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Em seguida, os alunos terão de adivinhar qual é a profissão de quem faz essa atividade.
Quem acertar marca um ponto. Sugestões: alguém que apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina as crianças.
Deixei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Um presente de Natal.
Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém?
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem.
Encarregue os alunos de, junto com os pais ou responsáveis, procurar formas de levar o Papai Noel às crianças carentes. Uma delas é entrar em contato com as agências de correios, que recebem cartinhas destinadas ao Papai Noel, e encaminhar as doações.
Explique aos alunos que, assim como eles, todas as crianças gostam de ganhar brinquedos. Em seguida, sugira a eles que escolham um brinquedo em bom estado para doar a crianças que não recebem presentes de Natal. Comente que essas crianças ficarão muito felizes.
As doações podem ser encaminhadas pela própria escola, ou você mesmo, professor, pode se encarregar de procurar instituições interessadas em recebê-las.