^

Música – áudios e projetos

Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:

  • várias músicas ligadas a diferentes temáticas;
  • sugestões de atividades que envolvem músicas;
  • um projeto por meio do qual você poderá desenvolver um rico trabalho de musicalização.

Projeto Som & Tom

O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Educação Infantil 1

Matemática

Faixas do CD

11. Pirulito

Pirulito que bate, bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu.


Cantiga.
Primeira atividade
Quem bate?

Sorteie cinco alunos. Eles ficarão do lado de fora da sala de aula, bem perto da porta.

Antes que saiam, apenas combine com eles a ordem em que cada um baterá à porta. A cada batida, você dirá algumas das características do aluno. A turma deverá adivinhar quem é.

Segunda atividade
Percussão sobre as carteiras

Convide os alunos para uma verdadeira aula de percussão com as mãos.

Primeiro, você deve mostrar a eles como fazer. Enquanto canta, alterne a mão direita e a esquerda marcando o ritmo da música sobre a mesa. Em seguida, repita a ação e peça que o acompanhem cantando e batendo as mãos sobre a carteira. Eles devem cantar e fazer a percussão mais duas vezes.

A ideia é estimular o gosto pelos sons, que podem ser produzidos sem o auxílio de instrumentos musicais.

12. Corre, cutia

Corre, cutia

Na casa da tia

Corre, cipó

Na casa da avó


Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração.


Parlenda.
Primeira atividade
Visita à família

Organize os alunos em dois grupos. O primeiro grupo será o dos parentes que receberão a visita; o segundo, o dos que farão a visita.

Depois, explique a eles que, mesmo havendo intimidade e parentesco, algumas regras devem ser seguidas para que a visita seja agradável para todos, entre elas, respeitar o espaço alheio e não mexer em nada sem pedir permissão.

A seguir, o grupo que receberá a visita organizará a área que você delimitou como casa e o grupo que fará a visita irá se preparar para sair.

A brincadeira termina com os dois grupos reunidos, brincando alegremente.

Segunda atividade
Queimada com lenço

Faça um nó no meio de um lenço, que tomará o lugar da bola na tradicional brincadeira de queimada.

Organize os alunos em duas equipes e sorteie o grupo que iniciará o jogo. Defina quanto tempo o jogo deve durar.

Cada aluno que for atingido pelo lenço-bola será capturado e passará para o grupo que o atingiu.

Vence o grupo que, ao final do tempo estabelecido, tiver o maior número de integrantes.

13. Sapo-cururu

Sapo-cururu

Na beira do rio

Quando o sapo pula

Oh! Maninha

É porque tem frio.


A mulher do sapo

Deve estar lá dentro

Fazendo rendinha

Oh! Maninha

Pro seu casamento.


Cantiga.
Primeira atividade
Montando um quebra-cabeça

Leve para a sala de aula uma fotografia ou um desenho de tamanho grande (ou ampliado) em que haja pessoas vestidas com malhas de lã, gorros e cachecóis.

Ajude os alunos a colar essa imagem em um papel grosso ou papelão e, depois, a recortá-la e a fazer um quebra-cabeça. Para isso, risque as linhas que devem ser recortadas.

Ao final, junto com eles, misture as peças e monte o quebra-cabeça.

Segunda atividade
Visitando as rendeiras do Nordeste

Pesquise na internet sobre as rendeiras do Nordeste do Brasil e visite com os alunos alguns sites que mostram o trabalho dessas artesãs.

Explique-lhes a importância das rendeiras para manter essa tradição. Converse com eles sobre a habilidade que essas artesãs adquiriram ao longo dos anos em seu ofício.

14. Macaco foi à feira

Macaco foi à feira

Não sabia o que comprar.

Comprou uma cadeira

Pra macaca se sentar.


A macaca se sentou

A cadeira esborrachou.

Coitada da macaca

Foi parar no corredor.


Parlenda.
Primeira atividade
Arrumando a mudança

Recorte de revistas fotografias e ilustrações de vários objetos e móveis utilizados na decoração de residências, incluindo imagens de vários tipos de cadeira, por exemplo, cadeiras para cozinha, cadeiras usadas em salas de jantar, em escritórios e em bancadas de equipamentos de computação.

Peça aos alunos que o ajudem a organizar a mudança de uma família e que identifiquem, a cada imagem que você mostrar, o lugar ideal da casa para colocar esse objeto.

Faça divisões na lousa e escreva o nome dos ambientes da casa (sala, quarto, cozinha etc.) e dos móveis e objetos que correspondem a esses lugares, de acordo com o que for identificado pelos alunos.

Segunda atividade
O labirinto do macaco

Distribua aos alunos o desenho de um labirinto em que haja um macaco do lado de fora e uma árvore no centro. O caminho que não deve ser escolhido leva a uma cadeira.

Peça-lhes que levem o macaco até seu lugar natural.

15. O guarda-chuva

O guarda-chuva abre

Quando está chovendo.

O guarda-chuva fecha

Se o Sol está aparecendo.


Fechou, abriu

Fechou, abriu, fechou.


Abriu, fechou

Abriu, fechou, abriu.


Cantiga.
Primeira atividade
O que abre e o que fecha

Nesta brincadeira, peça aos alunos que se lembrem de objetos que abrem ou fecham, como o guarda-chuva. Cite alguns exemplos: o estojo, o armário, a porta, a janela.

Em seguida, escreva na lousa o nome dos objetos conforme eles forem mencionando.

Ao final, peça a cada aluno que escolha um objeto e faça um desenho colorido para representá-lo.

Segunda atividade
Economizando água

Explique aos alunos que a chuva cai de acordo com as leis da natureza, não existe uma torneira para “interromper” a chuva. No entanto, a água que utilizamos é muito importante e não pode ser desperdiçada.

Então, leve-os para o local em que eles lavam as mãos antes do lanche. Ensine-lhes a higienizá-las corretamente fechando sempre a torneira enquanto ensaboam as mãos.

16. Pastorzinho

Havia um pastorzinho

Que andava a pastorar

Saiu de sua casa

E pôs-se a cantar

Do, ré, mi, fá, fá, fá

Do, ré, do, ré, ré, ré

Do, sol, fá, mi, mi, mi

Do, ré, mi, fá, fá, fá.


Chegando ao palácio

A princesa lhe falou:

— Alegre pastorzinho,

O seu canto me agradou!

Do, ré, mi, fá, fá, fá

Do, ré, do, ré, ré, ré

Do, sol, fá, mi, mi, mi

Do, ré, mi, fá, fá, fá.


Cantiga.
Primeira atividade
Eu sou uma nota musical

Organize os alunos em pequenos grupos; cada grupo representará uma nota musical.

Em seguida, explique que cada grupo cantará bem alto quando for a vez da nota musical que ele representa. Cante com eles.

Depois você pode mudar a nota que cada grupo representa e repetir o canto.

Segunda atividade
Desenhando um palácio

Peça aos alunos que desenhem um palácio de acordo com a imaginação deles. Para estimulá-los, você pode mencionar algumas passagens de contos de fadas que citam castelos muito ornamentados e luxuosos.

17. Remador

Rema, rema, remador,

Quantas vezes já remou?

Rema 1, rema 2, rema 3,

Rema 4, rema 5, rema 6,

Rema 7, rema 8, rema 9,

Rema 10.


Parlenda.
Primeira atividade
Esportes com remo

Antes da aula, visite na internet alguns sites em que há imagens de esportes que utilizam remos, como a canoagem.

Durante a aula, entre nesses sites com os alunos e ressalte a habilidade que o remador precisa ter para controlar um bote. Mostre também a sincronia de movimentos necessária quando há vários remadores em um mesmo bote.

Segunda atividade

Aprendendo a contar

Peça aos alunos que acompanhem a parlenda prestando atenção nos números.

Depois, fale apenas os números de 1 a 10, pausadamente, acompanhado pelos alunos.

Por fim, deixe que eles falem os números sozinhos. Se houver dificuldade, volte a dizer os números com eles.

Ilustrações: Ilustra Cartoon; Hélio Senatore; Edson Farias; Katia Horn; Sonia Horn; Reinaldo Rosa; Estudio Mil.