Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:
O objetivo do Projeto Som & Tom é enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.
Sorteie cinco alunos. Eles ficarão do lado de fora da sala de aula, bem perto da porta.
Antes que saiam, apenas combine com eles a ordem em que cada um baterá à porta. A cada batida, você dirá algumas das características do aluno. A turma deverá adivinhar quem é.
Convide os alunos para uma verdadeira aula de percussão com as mãos.
Primeiro, você deve mostrar a eles como fazer. Enquanto canta, alterne a mão direita e a esquerda marcando o ritmo da música sobre a mesa. Em seguida, repita a ação e peça que o acompanhem cantando e batendo as mãos sobre a carteira. Eles devem cantar e fazer a percussão mais duas vezes.
A ideia é estimular o gosto pelos sons, que podem ser produzidos sem o auxílio de instrumentos musicais.
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.
Organize os alunos em dois grupos. O primeiro grupo será o dos parentes que receberão a visita; o segundo, o dos que farão a visita.
Depois, explique a eles que, mesmo havendo intimidade e parentesco, algumas regras devem ser seguidas para que a visita seja agradável para todos, entre elas, respeitar o espaço alheio e não mexer em nada sem pedir permissão.
A seguir, o grupo que receberá a visita organizará a área que você delimitou como casa e o grupo que fará a visita irá se preparar para sair.
A brincadeira termina com os dois grupos reunidos, brincando alegremente.
Faça um nó no meio de um lenço, que tomará o lugar da bola na tradicional brincadeira de queimada.
Organize os alunos em duas equipes e sorteie o grupo que iniciará o jogo. Defina quanto tempo o jogo deve durar.
Cada aluno que for atingido pelo lenço-bola será capturado e passará para o grupo que o atingiu.
Vence o grupo que, ao final do tempo estabelecido, tiver o maior número de integrantes.
Sapo-cururu
Na beira do rio
Quando o sapo pula
Oh! Maninha
É porque tem frio.
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha
Oh! Maninha
Pro seu casamento.
Leve para a sala de aula uma fotografia ou um desenho de tamanho grande (ou ampliado) em que haja pessoas vestidas com malhas de lã, gorros e cachecóis.
Ajude os alunos a colar essa imagem em um papel grosso ou papelão e, depois, a recortá-la e a fazer um quebra-cabeça. Para isso, risque as linhas que devem ser recortadas.
Ao final, junto com eles, misture as peças e monte o quebra-cabeça.
Pesquise na internet sobre as rendeiras do Nordeste do Brasil e visite com os alunos alguns sites que mostram o trabalho dessas artesãs.
Explique-lhes a importância das rendeiras para manter essa tradição. Converse com eles sobre a habilidade que essas artesãs adquiriram ao longo dos anos em seu ofício.
Macaco foi à feira
Não sabia o que comprar.
Comprou uma cadeira
Pra macaca se sentar.
A macaca se sentou
A cadeira esborrachou.
Coitada da macaca
Foi parar no corredor.
Recorte de revistas fotografias e ilustrações de vários objetos e móveis utilizados na decoração de residências, incluindo imagens de vários tipos de cadeira, por exemplo, cadeiras para cozinha, cadeiras usadas em salas de jantar, em escritórios e em bancadas de equipamentos de computação.
Peça aos alunos que o ajudem a organizar a mudança de uma família e que identifiquem, a cada imagem que você mostrar, o lugar ideal da casa para colocar esse objeto.
Faça divisões na lousa e escreva o nome dos ambientes da casa (sala, quarto, cozinha etc.) e dos móveis e objetos que correspondem a esses lugares, de acordo com o que for identificado pelos alunos.
Distribua aos alunos o desenho de um labirinto em que haja um macaco do lado de fora e uma árvore no centro. O caminho que não deve ser escolhido leva a uma cadeira.
Peça-lhes que levem o macaco até seu lugar natural.
O guarda-chuva abre
Quando está chovendo.
O guarda-chuva fecha
Se o Sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
Nesta brincadeira, peça aos alunos que se lembrem de objetos que abrem ou fecham, como o guarda-chuva. Cite alguns exemplos: o estojo, o armário, a porta, a janela.
Em seguida, escreva na lousa o nome dos objetos conforme eles forem mencionando.
Ao final, peça a cada aluno que escolha um objeto e faça um desenho colorido para representá-lo.
Explique aos alunos que a chuva cai de acordo com as leis da natureza, não existe uma torneira para “interromper” a chuva. No entanto, a água que utilizamos é muito importante e não pode ser desperdiçada.
Então, leve-os para o local em que eles lavam as mãos antes do lanche. Ensine-lhes a higienizá-las corretamente fechando sempre a torneira enquanto ensaboam as mãos.
Havia um pastorzinho
Que andava a pastorar
Saiu de sua casa
E pôs-se a cantar
Do, ré, mi, fá, fá, fá
Do, ré, do, ré, ré, ré
Do, sol, fá, mi, mi, mi
Do, ré, mi, fá, fá, fá.
Chegando ao palácio
A princesa lhe falou:
— Alegre pastorzinho,
O seu canto me agradou!
Do, ré, mi, fá, fá, fá
Do, ré, do, ré, ré, ré
Do, sol, fá, mi, mi, mi
Do, ré, mi, fá, fá, fá.
Organize os alunos em pequenos grupos; cada grupo representará uma nota musical.
Em seguida, explique que cada grupo cantará bem alto quando for a vez da nota musical que ele representa. Cante com eles.
Depois você pode mudar a nota que cada grupo representa e repetir o canto.
Peça aos alunos que desenhem um palácio de acordo com a imaginação deles. Para estimulá-los, você pode mencionar algumas passagens de contos de fadas que citam castelos muito ornamentados e luxuosos.
Rema, rema, remador,
Quantas vezes já remou?
Rema 1, rema 2, rema 3,
Rema 4, rema 5, rema 6,
Rema 7, rema 8, rema 9,
Rema 10.
Antes da aula, visite na internet alguns sites em que há imagens de esportes que utilizam remos, como a canoagem.
Durante a aula, entre nesses sites com os alunos e ressalte a habilidade que o remador precisa ter para controlar um bote. Mostre também a sincronia de movimentos necessária quando há vários remadores em um mesmo bote.
Aprendendo a contar
Peça aos alunos que acompanhem a parlenda prestando atenção nos números.
Depois, fale apenas os números de 1 a 10, pausadamente, acompanhado pelos alunos.
Por fim, deixe que eles falem os números sozinhos. Se houver dificuldade, volte a dizer os números com eles.