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Simone Bibian
joia
(2003), ambos de Flávio de Souza. Os personagens tornam-
se mais complexos, como em
Felpo Filva
, de Eva Furnari (2006),
em que o protagonista é um coelho-escritor mal-humorado, in-
seguro, que sofreu na infância por ter uma orelha maior que a
outra. Os clássicos são reverenciados e, ao mesmo tempo, trans-
gredidos. Em
Uxa, ora fada ora bruxa
, de Sylvia Orthof (1985),
a bruxa Uxa passa por conflitos de valores: tem seus momentos
de bondade, suas incoerências e suas dúvidas, como qualquer ser
humano. Os temas também se ampliaram: em
Virando estrela
,
de Jonas Ribeiro e Zuleika de Almeida Prado (2010), temos a
história de um menino quando recebe a notícia da morte do avô.
A ilustração ganha corpo e espaço, experimenta técnicas,
dialoga com o texto, conta uma história paralela, amplia seu
sentido ou até mesmo o contradiz. Por exemplo, em
Ritinha
Bonitinha
, de Eva Furnari (1990), um livro só de imagem, vemos
na capa, abaixo do título, uma menina sentada numa pedra,
observando-se no espelho. Logo concluímos que se trata da
Ritinha do título. Na primeira página, há um dragão, que passa
a perseguir a menina.
Eva Furnari
Primeira página
do livro Ritinha
Bonitinha, de Eva
Furnari, 1990.